Curiosidades
A Noruega e o sol da meia-noite
A Noruega é uma estreita e comprida faixa de terra, onde o mar penetra e desenha uma infinidade de fiordes, arquipélagos e ilhotas, num perfil costeiro único no mundo. Esse fenômeno da natureza aumenta em muito o contato da terra norueguesa com o oceano.

Toda a vida na Noruega depende do perfeito equilíbrio entre o homem e a natureza. O interior é muito frio: uma cadeia de montanhas, os montes Escandinavos, atravessa o país em todo o seu comprimento. O clima da faixa litorânea e dos fiordes é temperado e agradável, amenizado pela Corrente do Golfo do México, vinda do Oceano Atlântico, que traz águas mornas para a costa norueguesa. Por isso, os noruegueses preferiram viver ao longo de seu recortado litoral e aprenderam a aproveitar ao máximo os recursos do mar, desenvolvendo a indústria da pesca, que é uma das principais atividades econômicas do país.

Uma das únicas regiões do mundo onde se pode ver o "sol da meia-noite", devido à sua proximidade com o Pólo Norte, a Noruega - cujo nome significa "caminho do norte" - é o local onde os primitivos habitantes do sul achavam que o mundo acabava. Até o fim do século IX a Noruega não era mais que uma vaga referência geográfica.

Oslo, capital da Noruega, foi fundada muito tempo depois da era viking. Com mais de 900 anos de história, a cidade foi construída na cabeceira de um fiorde e goza de uma situação geográfica muito boa: os dias são agradáveis no verão, quando a noite não chega antes das 22 horas. E o céu estrelado às 3 horas da tarde no inverno é sempre convite para o descanso e o lazer.